FONTES DE ÁGUA: MOTIVO DE ATENÇÃO PERMANENTE DA PREFEITURA

06/02/2019
A prefeitura de Águas da Prata mantém um monitoramento constantes das diversas fontes de água mineral que são de importância imensurável para a cidade. Algumas passaram por restauração, inclusive com a troca da tubulação antiga por tubos de aço inoxidável, um trabalho primoroso feito pela ONG Caminho da Fé com recursos da Fundação Banco do Brasil e apoio total da prefeitura.

Uma das fontes, a Vitória, teve problemas recentemente. A perfuração de um poço, mal sucedida, interrompeu o fornecimento de água no buvete. Apesar de a lavra da mina ser de propriedade particular ( empresa Águas Prata ), a prefeitura não mediu esforços e, junto com a empresa, está providenciando os reparos e as devidas punições à empresa de perfuração que fez a obra irregular.

A fonte da Juventude está sendo reativada. O fontanário da Águas Prata passa por reformas e dentro de 30 dias estará aberto ao público mais uma vez. Na Vilela ( Parque Estadual ), a prefeitura promoveu a reforma do local que culminou com a restauração desta que é a mais popular e mais visitada fonte da cidade.

O prefeito Carlos Henrique Dezena disse que tem consciência do quanto a água é importante para a vida dos pratenses em todos os sentidos.

“Além de ser a mola mestre do nosso turismo, ela está até no nome, na história e na economia da cidade. Temos aqui três engarrafadoras estabelecidas, gerando recursos e empregos. Outras duas estão em processo de legalização. É muito importante que tenhamos responsabilidade com o que é dito sobre nosso tesouro que á a água. Peço que população pratense e pessoas de todo o Brasil, que acompanham o que acontece em Águas da Prata pela Internet, que fiquem atentos às notícias falsas que são divulgadas a esse respeito. Com objetivos politiqueiros, algumas pessoas ( já em campanha eleitoral ) insistem em mentir sobre a atenção que dispendemos às nossas águas. Isso denigre a imagem da cidade e compromete a economia local. Fakenews só interessa a quem as dissemina”, disse o prefeito.

Elencamos aqui a situação atual e verdadeira das principais fontes de água da cidade para que fique mais claro a questão e não sobre margem para a exploração das “fakenews” a respeito:

1 - FONTE VITÓRIA
Como amplamente divulgado, as obras já começaram e a água deve voltar a ser ofertada à população e munícipes em 20 dias. É importante lembrar que esta água tem propriedades medicinais e seu consumo deve ser moderado.

2 - FONTE ANTIGA E FONTE NOVA
São de responsabilidade da empresa Águas Prata, que já disponibiliza um buvete gratuitamente para a população e visitantes na entrada da empresa ( fontanário que está sendo reformado e volta a funcionar dia 04/03 ).

3 - FONTE DA JUVENTUDE
Em reformas. Fica nas imediações do Balneário. É a mesma água da praça Basílio Ceschin. Há muitos anos ela foi extinta e está sendo reativada agora, dentro de alguns dias, por esta administração.

4 - FONTE DO HÉLIO
Está em terreno particular e foi fechada por estar imprópria para o consumo ( contém coliformes fecais ) , mas é de propriedade privada.

5 - FONTE DA CASCATA
Fica em terreno particular. A prefeitura já está em conversação com o proprietário para que ela seja aberta ao público.

6 - FONTE DA PEDRA DO BOI
Está em pleno funcionamento ao lado da piscina do Boi.

7 - FONTE DO PAIOL
Propriedade particular. O dono da fonte esteve nesta segunda, 04, na prefeitura para que seja estudada a possibilidade de abertura da fonte ao público.

8 - SÃO BENTO
Fica no Parque Estadual. Ela se junta com a Vilela e são disponibilizadas ao mesmo tempo para o público.

9 - SÃO MIGUEL
Também fica no Parque Estadual e está desativada há mais de 30 anos.

10 - FONTE DA GARGANTA
Desativada por estar em um local muito próximo à rodovia e à Fonte do Padre e praticamente “colada” à rodovia. Essa fonte não foi catalogada e está interditada há muito tempo, justamente por estar muito próxima da fonte do Padre que oferece mais comodidade, conforto e segurança para a coleta.

11 - FONTE VILELA
Fonte mais visitada em Águas da Prata. Recentemente revitalizada e reformada. São vários pontos de coleta disponibilizados no Parque Estadual com todo o conforto e segurança.

12 - FONTE DO PADRE
Ás margens da rodovia que liga Águas da Prata à Poços de Caldas. São vários pontos de coleta dos dois lados da pista. Em pleno funcionamento. Recentemente revitalizada.

13 - FONTE BANANAL
Esta abastece a Rodoviária da cidade e está disponível também na gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Portanto, NÃO HÁ “ABANDONO DAS FONTES” pela prefeitura de Águas da Prata. Muito pelo contrário. A prefeitura está empenhada na manutenção dessas fontes investindo pessoal, maquinário e recursos para que elas ofereçam cada vez mais água de qualidade com conforto e segurança para pratenses e visitantes.

“Os dois dos maiores patrimônios de Águas da Prata são seu povo e suas águas. É por isso que trabalhamos incansavelmente dia e noite. É por isso que estamos mudando os rumos desta cidade. Isso é fato. Só não vê quem não quer. A esmagadora maioria da população pratense sabe disso. Alguns poucos se incomodam em ver a cidade sendo modificada para melhor, essa é a verdade. Jamais eu e minha equipe fomos negligentes no trato com nossas fontes. Subestimam nossa capacidade de entendimento e a Inteligência da população tentando dizer que não estamos cuidando da nossa água. Felizmente é gente que não tem crédito. São velhos conhecidos dos pratenses que sempre utilizam das mesmas táticas destrutivas. Se auto intitulando “donos da cidade e da verdade”, essas pessoas, que não representam o povo pratense, só querem segurar o avanço de Águas da Prata e isso nós não vamos permitir”, finaliza o prefeito.