AGENTES DE SAÚDE DE ÁGUAS DA PRATA PASSAM POR TREINAMENTO PRÁTICO EM BUSCA POR BICHO BARBEIRO
Saúde - Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025

Agentes da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Águas da Prata, passaram por um treinamento prático na manhã desta quinta (27).
A CCD - Coordenadoria de Controle de Doenças de São João da Boa Vista foi acionada depois que moradores de uma residência rural, de Águas da Prata, encontraram dois “bichos barbeiro” vivos - insetos que transmitem a doença de Chagas.
Os agentes de saúde de Águas da Prata acompanharam ‘in loco’ os procedimentos da equipe da CCD sanjoanense para atuar também no combate a esse vetor (bicho barbeiro).
A busca ativa promoveu uma espécie de varredura na residência. Nenhum outro inseto da espécie foi encontrado e os moradores foram orientados a tomar precauções para evitar novos aparecimentos.
COMBATE
Algumas atitudes podem ser adotadas para que o risco de ser surpreendido por bicho barbeiro dentro de casa e até outros animais peçonhentos como aranhas e escorpiões:
- Melhorar a Estrutura da Casa: Rebocar e tapar todas as rachaduras, frestas nas paredes e buracos em portas, janelas e pisos, pois são locais onde o inseto pode se esconder e formar colônias.
- Usar Proteções: Instalar telas de proteção (mosquiteiros) em portas e janelas para impedir a entrada do inseto.
- Manter a Limpeza: Realizar limpezas periódicas e profundas na casa e seus arredores, incluindo carpetes, colchões e móveis. O uso de aspirador de pó em frestas e áreas onde os insetos possam se alojar ajuda a remover ovos e larvas.
- Evitar Entulhos: Não acumular montes de lenha, telhas, tijolos ou outros entulhos dentro ou perto da casa. Mantenha essas áreas limpas e organizadas.
- Proteger Animais Domésticos: Evitar que animais como cães e gatos durmam dentro de casa durante a noite, ou garantir que seus locais de dormir sejam limpos e protegidos. Construir galinheiros, chiqueiros e depósitos afastados da residência e mantê-los limpos.
- Retirar Ninhos de Pássaros: Remover ninhos de pássaros dos beirais da casa.
CAPTURA CUIDADOSA
A captura do inseto deve ser feita de forma criteriosa. Caso encontre um inseto suspeito de ser um barbeiro, não o toque diretamente. A ação deve ser cuidadosa (utilizando luvas, um pote ou saco plástico). O inseto deve ser levado para o serviço de saúde ou vigilância epidemiológica mais próximo para identificação e análise.
TRATAMENTO
Caso alguém seja picado, o paciente deve ser levado imediatamente à uma unidade de saúde para avaliação médica. A doença de Chagas tem cura, especialmente se o tratamento for iniciado na fase aguda da infecção com medicamentos como o benznidazol. Na fase crônica, os medicamentos podem não erradicar o parasita, mas o tratamento ajuda a controlar as complicações e a melhorar a qualidade de vida, além de reduzir a progressão da doença. O diagnóstico e o tratamento precoces aumentam as chances de cura. Medicamentos como o benznidazol são altamente eficazes nesta fase para eliminar o parasita.
