.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Coordenadoria de Controle de Doenças de São João da Boa Vista foi acionada
Agentes da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Águas da Prata, passaram por um treinamento prático na manhã desta quinta (27).
A CCD - Coordenadoria de Controle de Doenças de São João da Boa Vista foi acionada depois que moradores de uma residência rural, de Águas da Prata, encontraram dois “bichos barbeiro” vivos - insetos que transmitem a doença de Chagas.
Os agentes de saúde de Águas da Prata acompanharam ‘in loco’ os procedimentos da equipe da CCD sanjoanense para atuar também no combate a esse vetor (bicho barbeiro).
A busca ativa promoveu uma espécie de varredura na residência. Nenhum outro inseto da espécie foi encontrado e os moradores foram orientados a tomar precauções para evitar novos aparecimentos.
COMBATE
Algumas atitudes podem ser adotadas para que o risco de ser surpreendido por bicho barbeiro dentro de casa e até outros animais peçonhentos como aranhas e escorpiões:
- Melhorar a Estrutura da Casa: Rebocar e tapar todas as rachaduras, frestas nas paredes e buracos em portas, janelas e pisos, pois são locais onde o inseto pode se esconder e formar colônias.
- Usar Proteções: Instalar telas de proteção (mosquiteiros) em portas e janelas para impedir a entrada do inseto.
- Manter a Limpeza: Realizar limpezas periódicas e profundas na casa e seus arredores, incluindo carpetes, colchões e móveis. O uso de aspirador de pó em frestas e áreas onde os insetos possam se alojar ajuda a remover ovos e larvas.
- Evitar Entulhos: Não acumular montes de lenha, telhas, tijolos ou outros entulhos dentro ou perto da casa. Mantenha essas áreas limpas e organizadas.
- Proteger Animais Domésticos: Evitar que animais como cães e gatos durmam dentro de casa durante a noite, ou garantir que seus locais de dormir sejam limpos e protegidos. Construir galinheiros, chiqueiros e depósitos afastados da residência e mantê-los limpos.
- Retirar Ninhos de Pássaros: Remover ninhos de pássaros dos beirais da casa.
CAPTURA CUIDADOSA
A captura do inseto deve ser feita de forma criteriosa. Caso encontre um inseto suspeito de ser um barbeiro, não o toque diretamente. A ação deve ser cuidadosa (utilizando luvas, um pote ou saco plástico). O inseto deve ser levado para o serviço de saúde ou vigilância epidemiológica mais próximo para identificação e análise.
TRATAMENTO
Caso alguém seja picado, o paciente deve ser levado imediatamente à uma unidade de saúde para avaliação médica. A doença de Chagas tem cura, especialmente se o tratamento for iniciado na fase aguda da infecção com medicamentos como o benznidazol. Na fase crônica, os medicamentos podem não erradicar o parasita, mas o tratamento ajuda a controlar as complicações e a melhorar a qualidade de vida, além de reduzir a progressão da doença. O diagnóstico e o tratamento precoces aumentam as chances de cura. Medicamentos como o benznidazol são altamente eficazes nesta fase para eliminar o parasita.
.
.
.
.