PROJETO CAPOEIRANDO LEVA ESPORTE E CULTURA AO SÃO JUDAS TADEU

25/09/2018
Com apoio da prefeitura de Águas da Prata, o grupo Ginga de Quilombo, está desenvolvendo um projeto social que chama a atenção no bairro São Judas Tadeu. É o Capoeirando. Aulas de Capoeira são oferecidas gratuitamente à comunidade as terças e sextas feiras, sempre das 19h00 às 20h30 na escolinha do bairro. “A ideia é oferecer oportunidade da prática de capoeira ás crianças, jovens e adultos. Todo mundo que chega, independentemente da idade, a gente atente”, disse Alcardino Bento da Costa, o professor Damata, que está à frente do trabalho.

DANÇA, LUTA...
Aos 34 anos de idade, ‘Damata’ pratica a capoeira desde os 13. Ele explica que uma das filosofias do projeto é trabalhar conceitos como disciplina, humildade e determinação. “A Capoeira é muito rica. É uma mistura de luta, dança, musicalidade e cultura. Ela é nossa. Veio da África no coração dos negros e foi desenvolvida aqui no Brasil. Da Mãe África passa os filhos Brasileiros. A capoeira é nossa, temos que dar mais valor”.

APOIO
A Prefeitura cedeu o espaço para as aulas, os tatames e oferece todo o apoio necessário ao que o projeto. “A Talita do CRAS, a Luciana da Cultura e Turismo, seu Luiz do 1,99 e até o Ronaldinho está me ajudando nisso. O projeto está dando muito certo e eu só tenho a agradecer à prefeitura e às pessoas que estão nos ajudando”.

GRATIDÃO
O professor explica que a ideia surgiu a muito tempo atrás, mas faltou apoio para ser colocada em prática. “Venho tentando já há mais de 6 anos realizar este trabalho para crianças, jovens e adultos. Não tinha muito resultado por falta de apoio da prefeitura na época, mas nunca desanimei. Agora já vai para mais de 1 ano. Estamos engatinhando, só que aos poucos o projeto vai crescendo. Só tenho gratidão por todos que estão apoiando este projeto sozinho não conseguiria”.

INSCRIÇÕES
Quem quiser se inscrever é só procurar o professor Damata momentos antes das aulas na escolinha do Conjunto Habitacional São Judas Tadeu, sempre às terças e sextas, a partir das 19h30.

As raízes que o impulsionam com o trabalho não foram esquecidas. “Tenho muita gratidão e gratidão ao Mestre Israel e ao Contra Mestre Roberto. Esses 2 mestres me ensinaram muito”, finalizou Alcardino ( Damata ).

CAÇAR ANIMAIS SILVESTRES É CRIME AMBIENTAL

13/08/2018 - A secretaria de Meio Ambiente de Águas da Prata informa que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é crimes ambiental. Denúncias: Policia ambiental - 19 3638 1700 ou Secretaria do Meio Ambiente - 19 3642 1021