OFICINA “ECOBRINQUEDOS” COMEMORA OS 66 ANOS DO PARQUE ESTADUAL

09/08/2018

A Prefeitura Municipal, por meio do convenio firmado junto a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo - Fundação Florestal, realizou no último dia 3 de agosto, a oficina “ECOBRINQUEDOS”, com os alunos do 4° ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Aurea Soares.

A aula de preservação foi desenvolvida no espaço da Estação Ferroviária e aconteceu em comemoração aos 66 anos da área verde mais importante da cidade e uma das mais significativas da região. A reserva estadual de Águas da Prata foi inaugurada no dia 04 de agosto de 1952 e até pouco tempo era conhecida como “Bosque de Águas da Prata”.

BRINCANDO DE APRENDER
A atividade lúdica ensinou os alunos a construir seus próprios brinquedos com materiais recicláveis. O objetivo foi mostrar que esses materiais além de serem fonte de renda para diversas famílias podem se transformar em diversos objetos interessantes e úteis.
A atividade ainda contribuiu para a construção e percepção de valores sobre a temática ambiental, os quais são fundamentais para a formação de cidadãos ecologicamente conscientes.

A oficina de ECOBRINQUEDOS contou com apoio da Fundação Florestal que disponibilizou três monitores do Parque Estadual Jaraguá (Maurício Ferreira de Brito, Raquel Cuozzo e Joelma Cerqueira dos Santos) além da presença do Gestor da APA Parque e Fazenda do Carmo e Florestal Estadual de Guarulhos, Gustavo Feliciano Alexandre.

PARQUE ESTADUAL ÁGUAS DA PRATA
Em 04 de agosto de 1952 foi instituía a Reserva Estadual de Águas da Prata, com o objetivo de desenvolver a Estância Hidromineral, conservar e proteger a vegetação nativa e as fontes hidrominerais.

Em 05 de junho de 2018 através do Decreto 63.454 criou o Parque Estadual Águas da Prata. Assim, a antiga reserva passou a fazer parte de uma das categorias de Unidade de Conservação da Natureza previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
O Parque com sua excepcional beleza tem como finalidade a preservação dos recursos naturais, impulso ao turismo, a recreação e a educação ambiental.

A Unidade de Conservação - UC abriga remanescente em estágio avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica, com amostras de Jequitibás, Perobas, Palmito Jussara e outras espécies em extinção, de grande valor científico, cultural e paisagístico.
A Fauna ali encontra condições ideais de vida silvestre, que constituiu uma área notável na conservação da biodiversidade. A UC possui ainda duas fontes de águas minerais: a Fonte Vilella e a Fonte do Padre.

Os atributos do Parque completam e integram os atrativos turísticos da Estancia Hidromineral de Águas da Prata, seu valor cultural é inigualável para a população.

CAÇAR ANIMAIS SILVESTRES É CRIME AMBIENTAL

13/08/2018 - A secretaria de Meio Ambiente de Águas da Prata informa que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é crimes ambiental. Denúncias: Policia ambiental - 19 3638 1700 ou Secretaria do Meio Ambiente - 19 3642 1021