Notícias

PREFEITURA APOIA SEMINÁRIO DE AIKIDO NO ÁUREA SOARES


03/10/2017
Será realizado em Águas da Prata nos próximos dias 21 e 22 de outubro um seminário sobre a prática do Aikido, uma arte marcial originária do Japão. O local dos treinos é a Escola Municipal Áurea Soares – rua Armando Salles de Oliveira, 1080. A prefeitura apoia a realização do evento cedendo o espaço para o Seminário e os tatames que serão utilizados. Os treinos acontecem no sábado ( 21/10) das 11h00 às 15h00 e no domingo ( 21/10) das 10h00 às 13h00.

Contatos:
Sensei Lourival Baitello - lourival@costacafe.com.br
Sensei Márcio Freire - mrcfreire@gmail.com
Gabriel M. Alves - gabriel.marcelino@gmail.com


O QUE É AIKIDÔ?
Aikido é uma arte marcial japonesa baseada no princípio da não resistência e da não violência ativa. É totalmente eficiente como defesa pessoal, pois não requer tamanho nem força para aplicá-lo, porque a força do próprio ataque é usada contra o agressor.

No Aikido há resistência à força, o que ocorre é a neutralização e redirecionamento do ataque inicial utilizando-se de movimentos circulares dinâmicos para desequilibrar o agressor. O agressor é então subjugado usando-se uma variedade de técnicas de projeção ou torção de articulações ao invés dos destrutivos socos e chutes.

COOPERAÇÃO
No Aikido não existe nenhum tipo de competição, o praticante aprende de maneira cooperativa ora atacando, ora defendendo-se numa atmosfera enérgica ainda que compenetrada. A prática do Aikido melhora não somente o condicionamento físico, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora e a resistência cardiovascular, mas também desenvolve o condicionamento mental, a autoconfiança a concentração, os reflexos, a intuição e o altruísmo.

FILOSOFIA
Os princípios praticados no dojo (local de treinamento) podem ser usados como meio ou filosofia para lidarmos com o stress e os conflitos que encaramos atualmente neste mundo de constante transformação. Ensina a manter-se em seu caminho cedendo. Como evitar confrontos e a manter-se calmo e centrado em meio à adversidade.

DISCIPLINA
Outras marcas fundamentais do AIKIDO são a disciplina, o respeito e a valorização do mais velho ou mais antigo (hierarquia), a gratidão e a honra.
O que significa a palavra \"AIKIDO\"

DEFINIÇÃO
Quando queremos entender o significado da palavra Aikido, podemos observá-la de várias formas. Uma forma é dividi-la em partes e analisar seus termos separadamente.

Nesse caso, então, o primeiro termo que temos é \"AI\", que pode ser traduzido como harmonia, equilíbrio ou amor. A seguir vem o segundo termo \"KI\". É a energia vital ou energia do universo, num sentido mais amplo. Por fim temos o \"DO\", que compõe a terminação da maioria das artes marciais, e pode ser meio, forma ou caminho.

Uma outra forma de entender a palavra AIKIDO, é tentar compreendê-la como um todo, buscando \"unir\" os 3 termos em uma única frase. Poderíamos então ter várias traduções para uma mesma palavra:

DEFESA PESSOAL
Aikido é utilizado pela Polícia Metropolitana de Tóquio, pelo Pelotão de Choque e pela Polícia Feminina e o atual chefe de segurança do Primeiro Ministro do Japão é uma praticante de Aikido.
Na United States Naval Academy, os agentes do Departamento de Estado, a polícia de Nassau (NY) e alguns agentes do FBI, Swat, a Polícia Montada do Canadá e para formação da Policia da Venezuela. No Brasil a Polícia de Governador Valadares, já está tendo aula de Aikido.

EXPERIÊNCIA
A escola que promoverá o Seminário em Águas da Prata já ministrou cursos em Santos para agentes das Polícias Militar, Civil, Federal e Delegados (de forma individualizada), além dos cursos de formação de segurança patrimonial e pessoal.

De acordo com os praticantes, o Aikido não nos ensina um método infalível de defesa pessoal, mas a evitarmos os conflitos, a não ficarmos tensos em situações críticas, sejam elas de violência física ou de qualquer outra natureza. Treinando o equilíbrio físico, também treinamos o equilíbrio emocional, mental e espiritual.












RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DE PROJETOS EDITAIS DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002 / 2023 E Nº 003 / 2023

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DE PROJETOS EDITAIS DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2023 E Nº 003/2023

Arquivo Relacionado

Edital de Resultado Parcial - Chamamento Público Nº 002 / 2023 e 003 / 2023

Edital de Resultado Parcial do Chamamento Público Nº 002/2023 e 003/2023

Arquivo Relacionado

RESULTADO DA ANALISE DOCUMENTAL EDITAIS DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002 / 2023, Nº 003 / 2023

RESULTADO DA ANALISE DOCUMENTAL EDITAIS DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2023, Nº 003/2023

Arquivo Relacionado

Resolução 004 CMAS de 28 / 03 / 2024

Resolução 004-2024 - Dispõe sobre a aprovação de Emenda Parlamentar do Governo Federal, liberada através do Sistema de Gestão de Transferência Voluntária - SIGTV

Arquivo Relacionado

RESULTADO DA ANALISE DOCUMENTAL

EDITAIS DE CHAMAMENTO PUBLICO Nº 002/2023 - Nº 003/2023

Arquivo Relacionado

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 03 / 2023 – DIFUSÃO CULTURAL

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 03/2023 – DIFUSÃO CULTURAL

Arquivo Relacionado

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02 / 2023 – AUDIOVISUAL

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2023 – AUDIOVISUAL

Arquivo Relacionado

Edital de Chamamento Público Nº 001 / 2024

Edital de Chamamento Público para Patrocinadores do Evento Prata Folia em Família 2024

Arquivo Relacionado

ELEIÇÕES AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E CONSELHO FISCAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, EFETIVOS E ESTÁVEIS, ATIVOS E INATIVOS DO MUNICÍPIO DE ÁGUAS DA PRATA, A COMPARECER NO DIA 07 DE MAIO DE 2018, ENTRE AS 14H E 16H PARA PARTICIPAR DAS ELEIÇÕES E ELEGER SEUS REPRESENTANTES ENTRE OS SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS.

 

ARQUIVOS RELACIONADOS
24/04/2018 - Edital