PREFEITURA APOIA SEMINÁRIO DE AIKIDO NO ÁUREA SOARES

03/10/2017
Será realizado em Águas da Prata nos próximos dias 21 e 22 de outubro um seminário sobre a prática do Aikido, uma arte marcial originária do Japão. O local dos treinos é a Escola Municipal Áurea Soares – rua Armando Salles de Oliveira, 1080. A prefeitura apoia a realização do evento cedendo o espaço para o Seminário e os tatames que serão utilizados. Os treinos acontecem no sábado ( 21/10) das 11h00 às 15h00 e no domingo ( 21/10) das 10h00 às 13h00.

Contatos:
Sensei Lourival Baitello - lourival@costacafe.com.br
Sensei Márcio Freire - mrcfreire@gmail.com
Gabriel M. Alves - gabriel.marcelino@gmail.com

O QUE É AIKIDÔ?
Aikido é uma arte marcial japonesa baseada no princípio da não resistência e da não violência ativa. É totalmente eficiente como defesa pessoal, pois não requer tamanho nem força para aplicá-lo, porque a força do próprio ataque é usada contra o agressor.

No Aikido há resistência à força, o que ocorre é a neutralização e redirecionamento do ataque inicial utilizando-se de movimentos circulares dinâmicos para desequilibrar o agressor. O agressor é então subjugado usando-se uma variedade de técnicas de projeção ou torção de articulações ao invés dos destrutivos socos e chutes.

COOPERAÇÃO
No Aikido não existe nenhum tipo de competição, o praticante aprende de maneira cooperativa ora atacando, ora defendendo-se numa atmosfera enérgica ainda que compenetrada. A prática do Aikido melhora não somente o condicionamento físico, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora e a resistência cardiovascular, mas também desenvolve o condicionamento mental, a autoconfiança a concentração, os reflexos, a intuição e o altruísmo.

FILOSOFIA
Os princípios praticados no dojo (local de treinamento) podem ser usados como meio ou filosofia para lidarmos com o stress e os conflitos que encaramos atualmente neste mundo de constante transformação. Ensina a manter-se em seu caminho cedendo. Como evitar confrontos e a manter-se calmo e centrado em meio à adversidade.

DISCIPLINA
Outras marcas fundamentais do AIKIDO são a disciplina, o respeito e a valorização do mais velho ou mais antigo (hierarquia), a gratidão e a honra.
O que significa a palavra \"AIKIDO\"

DEFINIÇÃO
Quando queremos entender o significado da palavra Aikido, podemos observá-la de várias formas. Uma forma é dividi-la em partes e analisar seus termos separadamente.

Nesse caso, então, o primeiro termo que temos é \"AI\", que pode ser traduzido como harmonia, equilíbrio ou amor. A seguir vem o segundo termo \"KI\". É a energia vital ou energia do universo, num sentido mais amplo. Por fim temos o \"DO\", que compõe a terminação da maioria das artes marciais, e pode ser meio, forma ou caminho.

Uma outra forma de entender a palavra AIKIDO, é tentar compreendê-la como um todo, buscando \"unir\" os 3 termos em uma única frase. Poderíamos então ter várias traduções para uma mesma palavra:

DEFESA PESSOAL
Aikido é utilizado pela Polícia Metropolitana de Tóquio, pelo Pelotão de Choque e pela Polícia Feminina e o atual chefe de segurança do Primeiro Ministro do Japão é uma praticante de Aikido.
Na United States Naval Academy, os agentes do Departamento de Estado, a polícia de Nassau (NY) e alguns agentes do FBI, Swat, a Polícia Montada do Canadá e para formação da Policia da Venezuela. No Brasil a Polícia de Governador Valadares, já está tendo aula de Aikido.

EXPERIÊNCIA
A escola que promoverá o Seminário em Águas da Prata já ministrou cursos em Santos para agentes das Polícias Militar, Civil, Federal e Delegados (de forma individualizada), além dos cursos de formação de segurança patrimonial e pessoal.

De acordo com os praticantes, o Aikido não nos ensina um método infalível de defesa pessoal, mas a evitarmos os conflitos, a não ficarmos tensos em situações críticas, sejam elas de violência física ou de qualquer outra natureza. Treinando o equilíbrio físico, também treinamos o equilíbrio emocional, mental e espiritual.

PREFEITURA DIVULGA CARTILHA DO MEIO AMBIENTE

QUEIMADAS ESTÃO PROIBIDAS

19/07/2017 - As queimadas estão proibidas em Águas da Prata.
Denúncias podem ser feitas pelo 3642 1021 - ramal 203.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2017

O PREFEITO MUNICIPAL DE ÁGUAS DA PRATA, no uso da atribuição legal que lhe foi conferida, faz saber que realizará Processo Seletivo Simplificado destinado a atender à necessidade temporária e de excepcional interesse público no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), de acordo com as normas estabelecidas neste Edital, conforme disposto na Lei Complementar nº 1.093/2009, e art. 70 da Lei Orgânica Municipal.

Edital nº 001/2017