TEM INÍCIO OS TRABALHOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR NA CIDADE

Reunião com o arquiteto e urbanista Eduardo Nardelli

No dia 03 de junho demos o primeiro passo para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Águas da Prata, ao realizarmos a 1ª. Reunião da Comissão de Acompanhamento composta pela equipe de acompanhamento da prefeitura, representantes de movimentos sociais e o consultor Prof. Dr. Eduardo Sampaio Nardelli, consultor para a elaboração deste importante estudo para o desenvolvimento da cidade.

Nessa oportunidade o arquiteto apresentou os principais conceitos e diretrizes que irão nortear a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano fazendo uma explanação sobre os fundamentos do urbanismo contemporâneo que prioriza o ser humano como referência central do desenvolvimento das cidades, em contraponto com os princípios do século passado que, praticamente, desenharam as cidades em função das necessidades dos automóveis.

Uma cidade para as pessoas

Conforme definição do urbanista dinamarquês Jan Guehl, uma cidade para as pessoas será o principal fundamento de todo o trabalho a ser realizado daqui em diante. Um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano é um estudo de antecipação estratégica das demandas e soluções para o desenvolvimento da cidade num prazo determinado, considerando as principais variáveis de evolução social, econômica, política e cultural. Uma ferramenta essencial de gestão, que servirá de referência para o estabelecimento de todas as políticas públicas municipais, dando um sentido mais amplo às ações do poder público local.

Metodologia

Para alcançar este objetivo, o trabalho seguirá uma metodologia rigorosa estruturada em três etapas: Diagnóstico, Prognóstico e Proposta.

Diagnóstico - Na primeira etapa serão levantadas informações sobre a demografia da cidade, a estruturação do território, o sistema viário, os equipamentos institucionais de uso coletivo, transporte público e a infraestrutura de saneamento básico e resíduos sólidos.

PrognósticoEstes dados serão avaliados e verificadas as suas deficiências atuais e demandas futuras, a partir das quais será realizado o Prognóstico, isto é, a definição das ações necessárias para resolver os problemas que já existem e evitar aqueles que poderão surgir no futuro.

Proposta - Será com base nas diretrizes estabelecidas pelo Prognóstico que se desenvolverá a Proposta do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano que, então, será submetida à análise da população, através de Audiências Públicas, onde os cidadãos poderão apresentar sugestões e propor alterações à Proposta apresentada, antes que ela seja transformada em lei e votada na Câmara Municipal.

Fique atento às comunicações da Prefeitura para não deixar de participar desta importante iniciativa que visa a melhoria da qualidade de vida de Águas da Prata e a otimização dos recursos da cidade, ao criar sinergia e permitir a continuidade das ações da administração municipal.
E se você quiser aproveitar este momento em que os dados começam a ser levantados para já enviar a sua sugestão, basta clicar no link e mandar a sua mensagem

Transparência e Acesso à Informação

Serviços ao Cidadão